segunda-feira, 18 de julho de 2011

HERANÇA DA COR DOS OLHOS NA ESPÉCIE HUMANA

O primeiro modelo explicativo para a herança da cor dos olhos na espécie humana foi proposto em 1907. Segundo esse modelo a cor dos olhos era determinada por um par de genes alelos. O alelo dominante era responsável pela cor preta ou castanha. O alelo recessivo era responsável pela cor azul.
A tabela a seguir mostra os fenótipos e genótipos para a cor dos olhos, baseado na herança de 1 par de genes.
Fenótipo
Genótipo
Preto ou castanho
AA, Aa
Azul
aa
O modelo proposto, porém, não explicava a origem das outras diversas cores intermediárias que a íris pode apresentar.
ORIGEM DAS DIVERSAS CORES DOS OLHOS
A porção colorida do olho chama-se iris e sua cor varia do preto (quase negro) ao cinza e azul-claro, passando pelo verde e alguns tons de castanho.
Não existem pigmentos azuis ou verdes na iris humana. Nessa região do olho existe apenas um pigmento marrom-amarelado chamado melanina. A melanina encontra-se no interior de células chamadas melanócitos. Os melanócitos localizam-se na camada anterior da iris e estão imersos em tecido conjuntivo. As diversas cores do olho humano são resultado da quantidade de melanina presente e de efeitos ópticos. Assim temos:
Olhos escuros (castanho escuro) c Resulta do acúmulo de melanócitos na porção anterior da iris. Nesse caso, os melanócitos absorvem a maior parte da luz incidente e refletem uma determinada quantidade de luz marrom-amarelada.
Olhos claros (azul) c A porção anterior da iris apresenta pouca quantidade de melanócitos e apenas uma parte dos raios luminosos é refletida como luz marrom-amarelada. A maior parte dos raios luminosos incidentes atravessa a camada sem pigmentação da iris, onde os comprimentos de onda mais curtos (luz azul) são seletivamente refletidos. Fenômeno da dispersão de Rayleigh.  Nesse caso o olho será azul, pois haverá predominância do azul na luz refletida.
Olhos claros (verde) c Quando a porção anterior da iris contiver uma quantidade intermediária de melanócitos, a luz refletida, de cor marrom- amarelada, combinada com a luz azul, produzida pelo efeito Rayleigh, resultará na cor verde do olho.
Resumindo: a progressiva diminuição da quantidade de melanócitos e, consequentemente, de melanina na camada anterior da iris produzirá a gradação de cores desde o castanho-escuro até o verde e, finalmente, a falta quase total do pigmento provocará a gradação do azul ao cinza.
GENES ENVOLVIDOS NA DETERMINAÇÃO DA COR DOS OLHOS
Dois genes estão envolvidos na determinação da cor dos olhos humanos. No cromossomo 19 foi identificado o gene EYCL1, conhecido como GEY e, no cromossomo 15 foi identificado o gene EYCL3 ou BEY. Ambos os genes estão envolvidos na produção da melanina.
Gene GEY (Green eye color gene) c há dois alelos conhecidos deste gene, podendo existir outros.
GVdominante, condiciona a cor verde
GArecessivo, condiciona a cor azul

Gene BEY (Brown eye color gene) c apresenta dois alelos conhecidos.
BMdominante, condiciona a cor marrom (castanho)
BAdominante, condiciona a cor azul
Admite-se que entre esses dois pares de genes ocorra uma interação gênica epistática dominante, sendo o gene BM (alelo para marrom) epistático sobre os dois genes GV e GA. Assim, sempre que o indivíduo apresentar pelo menos 1 gene BM terá fenótipo castanho. Para apresentar olhos claros (azul ou verde) o indivíduo deve possuir, pelo menos, o par BA BA. A tabela a seguir mostra os genótipos e fenótipos possíveis para a cor da iris do olho humano.

Fenótipo
Genótipo
Castanho
BM _ _ _
Verde
BA BA GV _
Azul
BA BA GA GA

A determinação genética da cor dos olhos ainda não está completamente explicada, pois um terceiro gene, EYCL2 ou BEY1, que contribui para a cor castanha, foi localizado também no cromossomo 15.
Admite-se que possam existir outros genes, além dos já identificados, atuando na determinação da cor dos olhos. Ainda não há, por exemplo, explicação para o fato de alguns casais de olhos azuis gerarem, raramente, filhos de olhos castanhos.

50 comentários:

  1. Qual é a probabilidade de termos a cor dos olhos de nossos pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende muito da herança genética de seus pais, se ambos tiverem familiares com olhos claros vc tem uma probabilidade de 25% de ter olho claro e 75% de escuro, já se não existir ninguém na sua família ou somente por parte de um dos seus pais com olhos claros vc tem 100% de chance de ter olho escuro e 0% de olho claro, já que o fenótipo escuro é dominante sobre o claro.

      Excluir
  2. Qual é a probabilidade de termos a cor dos olhos de nossos pais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá explicado no texto acima... É só ler!!!!

      Excluir
    2. Tá explicado no texto acima... É só ler!!!!

      Excluir
    3. não sabe ler? ce nasceu com o mesmo cérebro dos seus pais neh, porque pra por no mundo um individuo burro que nem vc!

      Excluir
    4. ENTENDO UM POUCO SOBRE BIOLOGIA E ENTENDI O PORQUE DA SENHORITA JULIETE GAWAIN SER TÃO ESTUPIDA EM SUA PRÓPRIA IMBECILIDADE, ISSO É GENÉTICO E VEM DE SEUS PAIS,PORQUE UM SER DESSES, SÓ PODE NASCER DE DUAS BESTAS, RESULTADO FINAL OUTRA BESTA!

      Excluir
  3. A herança da cor dos olhos é definida pela combinação de múltiplos genes e não como herança mendeliana simples: Genótipos aa + aa = Fenótipo olhos de cor azul. Aa + Aa = um de cada quatro filhos teria como fenótipo olhos azuis e os outros variando do preto ao verde, passando pelo castanho claro. A coisa é um pouco mais complicada e pais de olhos castanhos provenientes de família de olhos castanhos, podem ter filho de olho azul.

    ResponderExcluir
  4. A herança da cor dos olhos é definida pela combinação de múltiplos genes e não como herança mendeliana simples: Genótipos aa + aa = Fenótipo olhos de cor azul. Aa + Aa = um de cada quatro filhos teria como fenótipo olhos azuis e os outros variando do preto ao verde, passando pelo castanho claro. A coisa é um pouco mais complicada e pais de olhos castanhos provenientes de família de olhos castanhos, podem ter filho de olho azul.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!!!! Se o preto e AA e o azul e aa ....
    Como ficaria se um fosse preto e outro azul?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!!!! Se o preto e AA e o azul e aa ....
    Como ficaria se um fosse preto e outro azul?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma dúvida, meus olhos são 50% marrom e 50% verde qual seria o genótipo?

    ResponderExcluir
  9. Vá ler introdução à genética para depois tecer perguntas pertinentes.
    Fazendo o favorrrr.

    ResponderExcluir
  10. Não domina nem os princípios básicos, estude genética um pouquinho ou então vá ler horóscopo. E pergunte pro seu signo. Kkkk

    ResponderExcluir
  11. minha mãe te, olhos castanhos e meu pai azul, eu nasci com olhos castanhos, existe a possibilidade de eu ter uma filha mulher com olhos azuis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver um filho com uma mulher de olhos azuis, tem 50% de chances desse seu filho(a) nascer com olhos azuis

      Excluir
    2. E se não tiver filhos de olhos claros, poderá ter netos de olhos claros

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. tenho uma unica duvida eu tenho olhos castanho esverdeados
    e minha esposa tem olhos castanho
    entao meus filhos(a) pode ter olhos claros como verde ou azul ne

    ResponderExcluir
  14. Meu pai tem olhos castanhos e minha mãe tem olhos verdes. Eu nasci com olhos castanhos, que provavelmente herdei do meu pai, porém meu irmão tem olhos azuis. Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herança genética. Sua mãe provavelmente é portadora do gene para a cor AZUL. Porém ela tem os olhos verdes pq o VERDE é dominante. Seu pai é portador do gene para cor AZUL, porém tem olhos castanhos pq o mesmo é dominante. Sendo assim seus pais teriam 50% de ter filhos de olhos Castanhos, 25% olhos Verdes e 25% olhos azuis a cada gestação. Por isso você e seu irmão tem olhos de cores diferentes.

      Excluir
  15. A possibilidade dos olhos do bebê mudar da cor castanha para o verde?

    ResponderExcluir
  16. nao entendi nada msm mas valeu pela cola glr

    ResponderExcluir
  17. A cor dos olhos em humanos é determinada por herança quantitativa, onde cada gene aditivo adiciona uma porção de melanina, escurecendo um pouco o olho. As cores possíveis são: azul turquesa (0 genes aditivos), azul (1), azul claro (2), cinza (3), verde (4), mel (5), castanho claro (6), castanho médio (7) e castanho escuro(8). Uma mulher com olhos azul turquesa teve um filho com um homem de olhos castanhos escuros. Se esse filho casar-se com uma mulher do mesmo genótipo, qual será a proporção esperada de filhos com cada uma das cores de olhos?

    ResponderExcluir
  18. Meu pai tem olhos castanho minha mae olhos azuis mas eu nasci com olhos verdes pq ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pai é Aa (olhos castanhos ou verdes) e sua mãe aa (olhos azuis), vc herdou o fenótipo "A" do seu pai e "a" da sua mãe = "Aa" (verdes)

      Excluir
    2. Corrigindo... vc herdou o genótipo "A"e "a" = Aa

      Excluir
  19. Um homem com olhos azuis e a mulher castanho. Podem ter filhos de olhos verdes? Pelo que entendi não poderia. Me corrija se estiver errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, pois a mulher com olhos castanhos pode ter um gey verde(mas pode ser que os dois sejam azuis) e o homem como é azul só tem o bey azul

      Excluir
  20. Eu tenho quatro filhos,três meninas e um menino, Eu tenho olhos castanhos escuros e o meu marido olhos mel.o pai dele meu sogro olhos azuis e nenhum dos filhos nasceram com olhos azuis. O menino nasceu com olhos azulados mais está mudando, tem chance de ficar verde

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho olhos verdes e meu marido olhos azul minha filha nasce com olhos claros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas há casos como o q foi citado no final do texto

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho olhos castanho claro e meu marido tem olhos azuis claro. Ele tem uma filha do primeiro casamento olhos castanho claros e agora temos um menino de 5 anos azuis turquesa e nasceu há um mês uma menina TB azuis, quais as possibilidades de haver dois azuis? Avós paternos são verdes e maternos são castanhos claros e escuros. Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Link para img com a chanche de ter filhos com tais olhos levando em consideração os olhos dos pais:
    https://i2.wp.com/diariodebiologia.com/wp-content/uploads/sites/4/2016/07/Geneolhos.jpg?w=800&ssl=1

    ResponderExcluir
  26. Poderia me ajudar ? Meus olhos são verde e tem um pouco de castanho, já o meu marido tem olhos castanhos, qual o possibilidade do meu filho nasce com os olhos claros ???

    ResponderExcluir
  27. Meus olhos são avelã, verde com o centro, perto da polila, castanhos. Quais os genes?

    ResponderExcluir
  28. 1) Uma jovem senhorita de olhos castanhos, filha de um pai negro e mãe de olhos claros, casou-se com um homem cujo pai tinha olhos claros e a mãe de olhos castanhos. Desse casamento surgiram dois filhos, um menino de olhos claros e outro de olhos castanhos. O menino de olhos castanhos cresceu, tornou-se um belo jovem que se casou com uma mulher também de olhos castanhos, cujo pai tinha olhos castanhos e mãe de olhos claros. O belo jovem e sua esposa tiveram uma menina e um menino, ambos de olhos claros. Determine a porcentagem de manifestação dos filhos em cada uma das gerações.

    ResponderExcluir